Desde segunda-feira, 6 de agosto de 2018, a ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo coordena o Projeto Comprova, o que significa monitorar as notícias falsas em relação às Eleições 2018.
WhattsApp do Projeto Comprova:
11 - 9.7795.0022
WhattsApp do Projeto Comprova:
11 - 9.7795.0022
Mais informações através do site da ABRAJI:
Projeto Comprova
Acesse o projeto
O Comprova foi idealizado e desenvolvido pelo First Draft e o Shorenstein Center, da Harvard Kennedy School, com a colaboração de Abraji, Projor, Google News Initiative e Facebook’s Journalism Project. Trata-se de um trabalho colaborativo entre veículos de comunicação parceiros para verificar informações online, publicar desmentidos em um site central do Comprova e ampliar a difusão dos resultados em suas próprias plataformas.
O objetivo do Comprova é identificar e enfraquecer as sofisticadas técnicas de manipulação e disseminação de notícias falsas.
Os veículos parceiros estão unidos no compromisso de investigar – de maneira precisa e responsável – declarações, especulações e rumores que estejam ganhando fôlego e projeção na internet. Ao trabalhar coletivamente para selecionar e apurar textos, vídeos, imagens e gráficos, os jornalistas Comprova vão contextualizar e esclarecer informações que podem ser consideradas enganosas ou deturpadas e tomar providências para minimizar o alcance e o impacto de mentiras comprovadas e deliberadas.
Os princípios norteadores do projeto são: Integralidade e imparcialidade; Independência; Transparência; Responsabilidade ética.
O Google News Initiative e o Facebook Journalism Project deram apoio financeiro ao Comprova para ajudar a treinar os parceiros, contratar equipe de suporte administrativo e editorial e permitir que redações com menos recursos participem ativamente do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário