quinta-feira, 13 de junho de 2019

PCR informa situação das chuvas em Recife

                                                                  

Blog Maria Helena Do Nascimento

Recife registra em 6 horas o equivalente a 10 dias de chuva
Cidade registrou 117 mm de chuva durante a madrugada e manhã desta quinta-feira (13). Média para todo o mês de junho é 389,60 mm 
A Prefeitura do Recife informa que, segundo informações da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), nas últimas 6h, choveu 117mm, no Recife, o que corresponde a quase dez dias de chuvas em relação à média histórica para o período, que é de 389,60mm. Nas últimas 12 horas, choveu 150mm. A Prefeitura orienta para que os cidadãos deixem as áreas de risco.
Desde o início das chuvas, a Prefeitura do Recife mobilizou um efetivo com mais de 1.000 profissionais para trabalhar no monitoramento e mitigação dos efeitos da chuva e, deste montante, 350 são servidores da Defesa Civil, que estão monitorando 9.000 pontos na cidade.  
A Prefeitura do Recife informa ainda as aulas nos turnos da tarde e noite das 310 unidades de ensino da rede municipal estão suspensas. Em relação às 178 Unidades de Saúde, não houve interrupção de serviços.
OPERAÇÃO INVERNO - Desde janeiro, a Prefeitura do Recife monitora e atua nas ruas e morros da cidade para minimizar os efeitos das chuvas, com um efetivo de mais de 6.100 profissionais. Para a Operação Inverno 2019, a cidade destinou R$ 81 Milhões em recursos para diversas ações como contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, colocação de lonas plásticas, implantação de geomanta, limpeza de canais e eliminação de pontos de alagamento, entre outras.
DEFESA CIVIL– A Prefeitura do Recife emitiu o aviso para 31 mil moradores de áreas de risco cadastrados. Neste momento, a Defesa Civil monitora 9.000 pontos de áreas com algum risco. Foram registrados 53 chamados para vistorias e pedidos de colocação de lonas plásticas. Nenhuma ocorrência de grande porte foi registrada. A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.
ÁRVORES – A Emlurb registrou ocorrências envolvendo a queda parcial ou total de quatro, nos parques 13 de maio e Santos Dumont, além de uma na Rua Gervásio Pires, na Boa Vista, e outra na Rua Luiz Antônio de Araújo, em Dois Irmãos. Não houve registro de vítimas. As equipes já foram deslocadas para esses locais. O órgão conta com equipes de prontidão para os chamados envolvendo árvores no Recife. As solicitações podem ser feitas pela Central 156.
DRENAGEM - Desde o início das chuvas, as equipes da Emlurb reforçaram as ações drenagem nas áreas mais baixas da capital com o objetivo de intensificar o escoamento das águas.  Foram mobilizadas mais de 240 pessoas para os trabalhos de drenagem, além de três caminhões equipados com jatos para a sucção da água. As equipes trabalham para desobstrução e limpeza de galerias e canaletas da rede de drenagem, de diversas localidades, a exemplo das ruas Virgínio Heráclito com Alvorada e Rua José Vicente, no Ipsep; Avenida Dr. José Rufino;
Praça de Jardim São Paulo; e Uriel de Holanda com José Amarino dos Reis, entre outras. Equipes também atuam na limpeza dos canais que cortam a cidade.
TRÂNSITO – Equipes formadas por 250 agentes e 140 orientadores de trânsito da CTTU trabalham em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 149 câmeras de videomonitoramento.
Das 6h às 11h desta quinta-feira (13), foram registrados seis acidentes de trânsito, dois com vítimas e nenhum com vítima fatal. No período, a CTTU registrou ocorrências em 20 semáforos, dos quais nove já foram atendidos. As equipes técnicas já estão em deslocamento para normalizar todo o sistema.
(Email às 1142 horas)  

===========================  
Quinta-feira, 13 de junho de 2019
Atualizado às 18h01

Recife registrou em 12 horas volume de chuvas equivalente a 14 dias

Cidade recebeu um volume de 186mm de água de 2h às 14h, mas não registrou ocorrências de grande porte ou com vítimas

A Prefeitura do Recife montou uma força-tarefa nesta quinta-feira (13) para minimizar os impactos causados pelas chuvas na cidade, que recebeu um volume de 186mm de água desde as 2h de hoje, o que corresponde a 14 dias de chuvas em relação à média histórica para o período, que é de 389,60mm. Mais de 1.000 profissionais trabalham desde as primeiras horas da manhã no monitoramento e mitigação dos efeitos da chuva. Desse total, 350 integram a Defesa Civil.

As informações foram repassadas pelo prefeito Geraldo Júlio, após reunião de monitoramento com o secretariado. Apesar da elevada precipitação, o Recife não registrou qualquer ocorrência de grande porte. Após a reunião, em entrevista à imprensa, Geraldo reforçou o alerta para as pessoas não ficarem nas áreas de risco.

"As equipes da Defesa Civil estão circulando por toda a cidade e oferecemos abrigamento temporário para quem precisar, mas ainda não fomos procurados com nenhum pedido", acrescentou Geraldo. Alguns pluviômetros instalados no Recife registraram 70 milímetros de chuvas em apenas 1 hora de medição, o que aponta o volume intenso e a rapidez da precipitação na cidade.

"Esses 186 mm de chuva causaram encharcamento no solo e a gente precisa da prevenção. Avisamos a 31 mil pessoas, via celular, para saírem da área de risco e já realizamos 28 mil vistorias na cidade. Foram 9 mil pontos de risco cobertos com lona para fazer a prevenção, mas é fundamental não ficar em área de risco, porque a previsão é de mais chuvas e o principal é preservarmos as vidas", salientou o prefeito. Os esforços da Operação Inverno, iniciada ainda em dezembro de 2018 com aposição de lonas, entre outras iniciativas, evitou ocorrências graves.

Geraldo assegurou que não houve interrupção de serviços em nenhuma das 178 Unidades de Saúde da cidade. Já as aulas nos turnos da tarde e noite das 310 unidades de ensino da rede municipal foram suspensas. A previsão é que as atividades sejam retomadas nesta sexta-feira (14).

OPERAÇÃO INVERNO - Desde dezembro de 2018, a Prefeitura do Recife monitora e atua nas ruas e morros da cidade para minimizar os efeitos das chuvas, com um efetivo de mais de 6.100 profissionais. Para a Operação Inverno 2019, a cidade destinou R$ 81 milhões em recursos para diversas ações como contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, colocação de lonas plásticas, implantação de geomanta, limpeza de canais e eliminação de pontos de alagamento, entre outras.

Para o prefeito, a prevenção e o estudo que lastreiam a Operação Inverno são fundamentais para evitar acidentes. "Todos os anos, a gente faz a Operação Inverno e, certamente, se a gente não tivesse feito o trabalho de prevenção teríamos acidentes com vítimas, possivelmente até com vítimas fatais. A prevenção evitou que isso acontecesse", afirmou.

DEFESA CIVIL– A Prefeitura do Recife emitiu o aviso para 31 mil moradores de áreas de risco cadastrados e realizou 28 mil vistorias. Neste momento, a Defesa Civil monitora 9.000 pontos de áreas com algum risco. Foram registrados 227 chamados para vistorias e pedidos de colocação de lonas plásticas. Nenhuma ocorrência de grande porte foi registrada. A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

ÁRVORES – A EMLURB registrou ocorrências envolvendo a queda parcial ou total de 15 árvores. Não houve registro de vítimas. As equipes já foram deslocadas para esses locais. O órgão conta com equipes de prontidão para os chamados envolvendo árvores no Recife. As solicitações podem ser feitas pela Central 156.

DRENAGEM - Desde o início das chuvas, as equipes da EMLURB reforçaram as ações drenagem nas áreas mais baixas da capital com o objetivo de intensificar o escoamento das águas. Foram mobilizadas mais de 240 pessoas para os trabalhos de drenagem, além de três caminhões equipados com jatos para a sucção da água. As equipes trabalham para desobstrução e limpeza de galerias e canaletas da rede de drenagem, de diversas localidades, a exemplo das ruas Virgínio Heráclito com Alvorada e Rua José Vicente, no Ipsep; Avenida Dr. José Rufino;
Praça de Jardim São Paulo; e Uriel de Holanda com José Amarino dos Reis, entre outras. Equipes também atuam na limpeza dos canais que cortam a cidade.
TRÂNSITO – Equipes formadas por 200 agentes e 140 orientadores de trânsito da CTTU trabalham em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 149 câmeras de videomonitoramento.

Das 6h às 11h desta quinta-feira (13), foram registrados nove acidentes de trânsito, dois com vítimas e nenhum com vítima fatal. No período, a CTTU registrou ocorrências em 26 dos 671 semáforos da cidade, mas os 26 que apresentaram problemas já estão em pleno funcionamento.

=============================

NOVA AGENDA do prefeito Geraldo Júlio
desta quinta-feira, 13 de junho

Prezadas e prezados, as duas agendas do prefeito Geraldo Julio programadas para esta quinta-feira (13) estão suspensas. O prefeito passará o dia monitorando as ações da Prefeitura para minimizar os impactos da chuva na cidade.
15h30 - Reunião de monitoramento de chuvas 
Local: Gabinete do Prefeito – 9º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife. Avenida Cais do Apolo, n° 925, Bairro do Recife.
*OBS: A reunião será fechada para a imprensa. Às 16h, será aberto para imagens e, em seguida, o prefeito Geraldo Julio atende a imprensa.

===============================

Caminhada do Forró é adiada em função das fortes chuvas 

Nova data para a programação será divulgada em breve

Devido às fortes chuvas registradas nas últimas horas, que corresponderam ao previsto para dez dias do mês de junho, segundo a média histórica aferida pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), a Caminhada do Forró, que aconteceria na noite de hoje (13), terá sua 15ª edição adiada. 
A Acontecer Projetos Culturais, produtora que realiza o evento, com apoio da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco, anunciará em breve nova data para a tradicional programação, que convida os recifenses a desfilarem a cultura e a alegria juninas pelas ruas do Recife Antigo. 
Atividades suspensas – Também em função das fortes chuvas, vários dos equipamentos culturais mantidos pela Prefeitura do Recife precisaram suspender suas atividades.
Os museus Murillo La Greca, MAMAM e Museu da Cidade, os teatros de Santa Isabel, Luiz Mendonça, Apolo e Hermilo Borba Filho, além da Galeria Janete Costa  anteciparam o fim do expediente para garantir a integridade de suas equipes na volta para casa.
Antes mesmo da chuva, o Paço do Frevo também já havia anunciado a suspensão das atividades na tarde de hoje, convidando os recifenses ao congraçamento durante o jogo da seleção feminina.

================================


BALANÇO // CHUVAS (14/06/2019)

Atualizado às 18h10

A Prefeitura do Recife deu continuidade nesta sexta-feira (14) aos serviços para minimizar os impactos causados pelas chuvas atípicas que caíram na cidade das 2h até a noite da quinta-feira (13) . A cidade registrou um volume de 230 mm de água neste período, o equivalente a 18 dias de chuva para o mês de junho, cujo a média histórica é de 389,60 mm.

TRÂNSITO - A Central de Operações de Trânsito da CTTU identificou que o tráfego de veículos já flui normalmente desde às 16h na Avenida Dois Rios, Avenida Recife e Avenida Doutor José Rufino, que registraram pontos de alagamento com as chuvas que atingiram o Recife.

A passagem de veículos permanece bloqueada nos túneis Josué de Castro (Pina) e Augusto Lucena (Boa Viagem), devido ao acúmulo de água nas vias causados pelas chuvas atípicas que caíram na cidade desde a quinta-feira (13). Equipes da Prefeitura do Recife reforçaram o trabalho nesta sexta e a previsão é que as passagens sejam liberadas ainda nesta noite. Agentes e orientadores de trânsito permanecem nessas áreas para orientar os condutores e pedestres quanto aos desvios. 

Das 6h às 16h da quinta-feira (13), a CTTU registrou ocorrências em 26 semáforos - todos reparados ainda ontem, até as 16h, pelas equipes técnicas responsáveis.

DEFESA CIVIL– A Prefeitura do Recife emitiu dois avisos para 31 mil moradores de áreas de risco cadastrados. Neste ano, já realizou 28 mil vistorias. Neste momento, a Defesa Civil monitora 9.000 pontos de áreas com algum risco. Foram registrados 309 chamados para vistorias e pedidos de colocação de lonas plásticas entre às 2h da quinta (13) e 17h de sexta (14). Nenhuma ocorrência de grande porte foi registrada nas áreas de morro. A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

OPERAÇÃO INVERNO - Desde dezembro de 2018, a Prefeitura do Recife monitora e atua nas ruas e morros da cidade para minimizar os efeitos das chuvas, com um efetivo de mais de 6.100 profissionais. Para a Operação Inverno 2019, a cidade destinou R$ 81 milhões em recursos para diversas ações como contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, colocação de lonas plásticas, implantação de geomanta, limpeza de canais e eliminação de pontos de alagamento, entre outras.

REDUÇÃO DE DESLIZAMENTOS - A Prefeitura informa ainda que registrou uma redução de 65,92% no número de deslizamentos entre 2013 e 2019 (até esta ontem), resultado do reforço ano a ano da Operação Inverno. Recife possui mais de 60% de seu território como sendo área de morro.

===============================

Telefone de Maria Helena repórter, blogueira que ama Recife, PE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário