sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Laboratório de Análises da CPRH

Blog Maria Helena Do Nascimento  

Governador visita obras do novo laboratório de análise de qualidade da água da CPRH

Com investimento de aproximadamente R$ 4 milhões, a iniciativa possibilitará a ampliação dos trabalhos de monitoramento da agência e o atendimento de demandas do público

O governador Paulo Câmara visitou, nesta sexta-feira (09.10), as obras da nova unidade do Laboratório Professor Adaucto da Silva Teixeira, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Com investimento de cerca de R$ 4 milhões, o equipamento está sendo construído na Praça Farias Neves, no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, e deve ser entregue no primeiro semestre de 2021. As instalações vão melhorar e ampliar os trabalhos de monitoramento da qualidade das águas dos rios, reservatórios e praias no Estado, além de atender demandas do público.

"O laboratório vai nos dar uma condição melhor de cuidar do nosso meio ambiente, planejar melhor todas as práticas de sustentabilidade e avançar em uma questão que para Pernambuco é crucial. Temos que ter um desenvolvimento sustentável que acople a questão econômica e social, mas, principalmente, que garanta o meio ambiente sustentável. Estamos dando exemplos de boas práticas e esse laboratório vai fortalecer todas as ações que planejamos para o futuro", destacou Paulo Câmara.

Criado há 53 anos para fiscalizar as indústrias sucroalcooleiras do interior do Estado, o laboratório funciona hoje em salas do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), na Cidade Universitária, na capital. Mas, com o novo prédio em construção em um terreno cedido pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em Dois Irmãos, ele passará a ocupar uma área de 975 m2, dividido em dois pavimentos. Foram projetados 42 ambientes, entre salas administrativas, setores de amostragem, de biologia e de físico-química.

"Esse laboratório vai garantir as análises de qualidade que são feitas pela agência ambiental e que vão trabalhar junto com todos os empreendimentos, auxiliando no trabalho de fiscalização e no monitoramento das licenças ambientais. Assim, as empresas que fazem os seus investimentos aqui apresentam os resultados do ponto de vista das emissões que são feitas e a gente faz a parte da fiscalização", disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti.

O laboratório da CPRH realiza o monitoramento da qualidade dos rios e dos reservatórios (em convênio com a Agência Pernambucana de Águas e Clima - Apac) e essas análises subsidiam o trabalho de fiscalização e licenciamento da CPRH. Além disso, executa o monitoramento semanal da balneabilidade de praias do Estado. Com o investimento, a agência terá capacidade de atender às demandas do público, gerando receita com análises de água bruta e de efluentes, principalmente para consumo (água de poço, caixas d'água).


Nenhum comentário:

Postar um comentário