segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Paulo Câmara e o desmatamento ilegal

 Blog Maria Helena Do Nascimento

Paulo Câmara firma convênio com empresa internacional de tecnologia para combater desmatamento ilegal

 

Startup com matriz na Estônia vai fornecer ao Estado um aplicativo que permite fiscalizar a extração e o transporte de madeira

 

GLASGOW – No terceiro dia de participação na COP26, em Glasgow, na Escócia, o governador Paulo Câmara firmou, nesta segunda-feira (08.11), uma parceria com a empresa Timbeter, da Estônia, para usar tecnologia no combate à extração ilegal de madeira em Pernambuco. Ele assinou um convênio com a CEO da Timbeter, Greta Tsahkna, na presença do ministro do Meio Ambiente da Estônia, Tonis Molder.

 

“A Timbeter vai se instalar no Porto Digital, no Recife, e vai disponibilizar um aplicativo que, de maneira muito prática, ajuda no combate à extração ilegal de madeira. Além dos avanços que a ferramenta tecnológica vai proporcionar, esse convênio vai gerar ainda mais empregos e oportunidades de renda em nosso Estado”, afirmou Paulo Câmara.

 

De acordo com a Timbeter, Pernambuco é protagonista e pioneiro nessa iniciativa, que utiliza tecnologia de ponta para medição de toras de madeira, revolucionando a proteção ambiental. O projeto, já em fase de implantação, visa digitalizar toda a documentação fiscal. A cooperação técnica permitirá ainda desenvolver mecanismos de identificação automática digital de espécies nativas dos biomas, fortalecendo o combate à exploração ilegal. A empresa de tecnologia florestal, com escritórios em todo o mundo, tem como objetivo erradicar a extração ilegal de madeira e melhorar o fornecimento do produto para compradores e vendedores, usando um algoritmo pioneiro.

 

CARBONO – Nos compromissos do dia, o governador participou também de uma palestra, promovida pela União Europeia e pela Associação Mundial de Governos Locais e Subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável (ICLEI), sobre a redução da emissão dos gases de efeito estufa e a meta de neutralidade do carbono até 2050.

 

“Muito importante termos a oportunidade de ampliar parcerias e mostrar o compromisso do nosso governador com a preservação ambiental”, observou o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, que acompanha as agendas do Governo de Pernambuco na COP26.

 

Fotos: Divulgação/SEI


Nenhum comentário:

Postar um comentário