sexta-feira, 20 de abril de 2018

PCR - Abre e fecha no Tiradentes

                                                            

Blog Maria Helena do Nascimento

PCR divulga o que abre e fecha neste
feriado de Tiradentes (21)

Quem quiser aproveitar o feriado de Tiradentes no próximo sábado (21) para passear pela cidade, a Prefeitura do Recife montou programações culturais em vários pontos da capital. 

Em homenagem ao dia do Choro, o Paço do Frevo preparou uma agenda especial para este sábado (21). A partir das 16h, o Sábado no Paço Especial: Do Choro ao Frevo celebra a obra do mestre Jacob do Bandolim, que teria completado 100 anos em 14 de fevereiro de 2018.

Tanto no feriado, quanto no domingo, o Museu da Cidade do Recife estará de portas abertas, com a exposição Cinco Pontas. A mostra celebra a indicação do forte recifense a patrimônio da Unesco e reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos até então inéditos para o público, que comprovam a importância da edificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Com entrada gratuita, o horário de visitação é das 9h às 17h.

O Jardim Botânico do Recife (JBR), na Zona Oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, funcionam normalmente neste sábado (21). Arte-educadores realizarão atividades educativas e lúdicas com temática ambiental nos dois espaços públicos, vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA).

Em função do feriado de Tiradentes coincidir com o sábado, muitos serviços da administração municipal já não teriam funcionamento. 

Confira o funcionamento dos serviços da Prefeitura do Recife no feriado de Tiradentes (21):

POSTOS DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE - Nos dois postos de atendimento aos contribuintes, localizados no Expresso Cidadão do Rio Mar e do Cordeiro, não haverá expediente no feriado de Tiradentes (21). Informações sobre IPTU, ISS e taxas referentes à Prefeitura do Recife podem ser obtidas no Portal de Finanças http://portalfinancas.recife.pe.gov.br/.

TURISMO E LAZER - Feriado de Tiradentes, parques da Macaxeira e Santana abrem ao público, das 5h30 às 22h. 

COMPAZ - As duas unidades do Compaz fecham neste sábado (21) e retornam normalmente no domingo (22). 

CULTURA - No feriado de Tiradentes, os equipamentos culturais geridos pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife irão garantir programação diversificada e gratuita para públicos de todas as idades.

O evento Sábado no Paço Especial: Do Choro ao Frevo, que acontece no Paço do Frevo, contará com apresentação do Quinteto Chorado, composto por Marco Cesar (bandolim e direção), Ginga (violão 7 cordas), João Paulo Albertim (cavaquinho), João Vitor (pandeiro) e Moacir Oliveira (percussão). Além do quinteto, os convidados do show serão Alexandre Milton, Moema Macêdo, Rafael Marques e Betto do Bandolim. No sábado e no domingo, o horário de visitação do acervo do Paço é das 14h às 18h.

No Parque Dona Lindu, além da brincadeira para a criançada e do lazer até para os pets, dá para acrescentar uma exposição de artes visuais à programação do fim de semana. Na Galeria Janete Costa, a exposição Cativa [A natureza da natureza, da artista Flora Assumpção, é um convite para a reflexão sobre a relação do homem com o meio ambiente, criando dentro da galeria um impressionante ecossistema de geometrias feitas de refugo industrial que evocam formas de vida. A galeria estará aberta no domingo, das 15h às 19h. A mostra é gratuita.

No domingo (22), às 11h, o Sítio Trindade recebe a terceira edição do Medita na Rua, encontro global de meditação. A ideia é realizar uma onda de silêncio de 20 minutos em locais públicos, inspirando mais pessoas a experimentar a paz e a união por meio da meditação.

MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife (JBR), na Zona Oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, funcionam normalmente neste sábado (21).  Arte-educadores realizarão atividades educativas e lúdicas com temática ambiental nos dois espaços públicos, vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA).

O Jardim Botânico do Recife, localizado no Curado, abre das 9h às 15h30. No feriado, a programação de arte-educação começa às 9h e contará com trilha monitorada, histórias cantaroladas e diversas brincadeiras. O público ainda poderá conferir todos os sete jardins temáticos: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Sensorial e Plantas Tropicais. O acesso é gratuito
Já no Parque da Jaqueira, o Econúcleo terá atividades das 9h às 17h, sem intervalo para almoço. A criançada vai aprender brincando sobre a importância da preservação ambiental. Estão previstas trilha ambiental, sala de jogos digitais, oficina de percussão corporal, embolada da Coleta Seletiva, contação de história e vivência ambiental.

PROCON - A sede e os postos avançados do Procon Recife no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna fecham no feriado e reabrem na segunda (23).

MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados no sábado (21) e as atividades retornam na segunda (23). No entanto, o “Liga, Mulher”, disk-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do “Liga, Mulher” é o 0800 2810107. 

TRÂNSITO - Os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização, prestados pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Autarquia, funcionarão normalmente durante o feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU através do teleatendimento 24h: 0800.081.1078.

MERCADOS E FEIRAS – A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que os mercados públicos e Feiras Novas da cidade funcionam normalmente no sábado (21), das 6h às 18h.

SAÚDE - Neste sábado (21), as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) estarão  abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais fecham, voltando a funcionar segunda-feira (23).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) também funcionam, 24h, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará das 8h às 12h, para os pacientes que estão em tratamento.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.
O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800-201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funcionará normalmente.
ASSISTÊNCIA SOCIAL - Não funcionarão os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente. 

DIREITOS HUMANOS - O Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem na sexta (20), no sábado (21) e no domingo (22), das 8h às 13h. 

Além das cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar, haverá também piscina para crianças com deficiência na arena do projeto, localizada na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.



Nenhum comentário:

Postar um comentário