terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Doentes mentais abandonados pelas ruas do Recife (PE)

                                                                    

Blog de Maria Helena do Nascimento 

Portadores de doenças mentais, comumente denominados de loucos, miseráveis, estão abandonados à própria sorte e vagam como fantasmas pelas vias públicas da capital pernambucana, sujos, famintos e assustados com tudo e com todos.  

Os loucos que são moradores de rua, vivem isolados pela sociedade crua, egoísta e mesquinha, marginalizados e sem a proteção de quem de direito.

Alguns deles, já tiveram família constituída e boa situação financeira, como é o caso do 'maluco de Boa Viagem' que enlouqueceu depois das mortes trágicas de seus genitores. 

Interessante é que, com o passar do tempo e sem ter com quem conversar, esses infelizes seres humanos perdem a capacidade de falar e passam a emitir sons guturais em vez de palavras, como se fossem animais irracionais. 

Vale salientar que essas pessoas não são delinquentes nem agressivas, são simplesmente pessoas abandonadas como se fossem lixo humano, pelo simples fato de serem miseráveis mas não deixam de ser cidadãos com todos os direitos constitucionais.  

"Uma tristeza,
ai de mim se me calar quando DEUS me manda falar!"  

Imagens de fotos de Maria Helena do Nascimento, mostrando os loucos abandonados pelas ruas dos bairros de Boa Viagem, Santo Antônio, Ilha Joana Bezerra e Centro de Recife, Pernambuco: