domingo, 1 de outubro de 2017

Dia Nacional do Idoso

                                                                           

Blog de Maria Helena do Nascimento

No Brasil, o Dia do Idoso sempre foi comemorado em 27 de setembro até o ano de 2006, quando a data foi transferida pata 1º de outubro, por causa da criação do Estatuto do Idoso, segundo a Lei de nº 11.433 de 28 de dezembro de 2006.

O Dia Internacional do Idoso também é festejado em 1º de outubro desde 1991 e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os problemas do envelhecimento e os cuidados que se deve ter para com as pessoas idosas. 

Muito se fala em direitos dos idosos e pouco se pode fazer até porquê, os mesmos são obrigados a residir com parentes por causa dos problemas de saúde, tais como, mobilidade, demência e outros mais e assim, o poder público não tem como agir quando se trata de ambiente privado. 

Dificilmente o idoso tenta se defender acusando seus opressores, geralmente seus filhos, noras, genros, netos e outros, porquê se assim proceder, eles vão ficar ainda mais isolados, violentados e sem ter para onde ir residir. 

Campanhas bonitas sobre idosos, que beneficiam apenas os gestores públicos e privados, dando-lhes destaque na mídia mas que nada muda para os idosos, especialmente os de menor poder aquisitivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário