Blog Maria Helena Do Nascimento
Espaço vai receber pessoas privadas de liberdade que recebem tratamento psiquiátrico
O governador Paulo Câmara visitou, nesta sexta-feira (16.04), a nova sede do Centro de Saúde Penitenciário (CSP), localizado na antiga unidade do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. A transferência da unidade tem como objetivo melhorar o aspecto estrutural, financeiro, operacional e de localização, assegurando mais condições para a ressocialização, assistência à saúde e, sobretudo, segurança dos pacientes, servidores e demais pessoas que circulam na unidade.
De acordo com Paulo Câmara, a iniciativa resgata a dignidade e reconhece os direitos fundamentais das pessoas privadas de liberdade com transtornos mentais. “A mudança de sede do Centro de Saúde Penitenciário, que estamos viabilizando, vai possibilitar uma infraestrutura mais adequada para comportar as atividades de ressocialização”, afirmou.
Localizado atualmente na Ilha de Itamaracá, o antigo Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) abriga pessoas privadas de liberdade, dos gêneros masculino e feminino, submetidas a medidas de segurança – internamento hospitalar, por determinação judicial em sede de processo criminal. No hospital, único do tipo em Pernambuco, as pessoas ficam custodiadas e passam por tratamento psiquiátrico.
“Recebemos esse prédio, que pertencia a uma unidade socioeducativa de adolescentes. Fizemos a reforma para que as pessoas passem a ter condições dignas de viver neste local a partir da primeira semana de junho deste ano, e, depois, podem ser devolvidas aos seus familiares ou instituições de permanência de longo período, junto às prefeituras. Isso é uma preocupação do governador Paulo Câmara. Nós não abrimos mão do respeito à pessoa humana”, ressaltou o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. Além dele, estiveram no o local a vice-governadora Luciana Santos; o secretário estadual de Saúde, André Longo; e o secretário executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues.
NOVA SEDE – O novo local é composto por espaços com sanitários, pátio para banho de sol, recepção da guarda da Polícia Militar, alojamentos, cozinha, escola, saúde e ambientes para depósito. Até o momento, as intervenções necessárias demandaram um investimento de R$ 320 mil, incluindo revestimento de paredes, instalação de louças sanitárias, impermeabilização de áreas, revisão da instalação elétrica, ativação das guaritas, entre outras ações. A mão de obra aplicada na reforma é de reeducandos concessionados (autorizados a trabalhar) de outras unidades da RMR.
Fotos: Aluísio Moreira/SEI
Nenhum comentário:
Postar um comentário