quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

PCR - Abre e fecha no Carnaval

                                                                     

Blog de Maria Helena do Nascimento

De acordo com o Gabinete de Imprensa da Prefeitura da Cidade de Recife, segue a relação do que abre e fecha na cidade de Recife no período do Carnaval 2017.


Abre e fecha para o Carnaval 2017
               
O Carnaval do Recife vai movimentar os quatro cantos da cidade com shows e outras apresentações, mostrando a cultura pernambucana. Por este motivo, alguns serviços serão suspensos durante o período, voltando à normalidade na quinta-feira (02/03). Equipamentos de cultura, como teatros e museus, e a Ciclofaixa de Turismo e Lazer não vão funcionar, dando espaço para os blocos carnavalescos. No entanto, o Jardim Botânico do Recife (JBR) funciona normalmente, das 9h às 15h30, com exceção da segunda-feira, dia de manutenção. 

Confira o que abre e fecha nos serviços prestados pela Prefeitura:

PREFEITURA – A Secretaria de Planejamento Administração e Gestão de Pessoas informa que deste sábado (25/02) até a próxima quarta-feira (01/03), os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão. Na quinta-feira (02/03) o atendimento volta a funcionar normalmente das 8h às 17h na Reciprev e Saúde Recife e no edifício-sede da Prefeitura.

CONTRIBUINTE – A Secretaria de Finanças do Recife informa que a Central de Atendimento ao Contribuinte, localizada no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e as demais unidades que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e do Shopping Rio Mar estarão fechadas no carnaval, de 25 a 1° de março. Caso o contribuinte precise de informações sobre tributos, basta acessar o site da prefeitura www.recife.pe.gov.br.  É possível consultar ou obter informações sobre IPTU, ISS e taxas referentes ao município de maneira rápida e segura, clicando no banner da Secretaria de Finanças "Atendimento ao Contribuinte" disponível ao lado direito da tela.

EDUCAÇÃO – As escolas e creches-escolas municipais não funcionam do sábado (25/02) à quarta-feira (01/03), voltando normalmente na quinta-feira (02/03).

CIDADANIA – O Compaz do Alto Santa Terezinha funciona nesta quinta-feira (23/02) até às 14h. Da sexta (24/02) ao dia (01/03), a unidade estará fechada, voltando às atividades na quinta-feira (02/03). As bibliotecas municipais não funcionam entre os dias 24/02 e 01/03.

MERCADOS E FEIRAS – A Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que, em virtude do carnaval, os horários dos mercados públicos, feiras novas e outros centros de comércio popular serão alterados em alguns dias. No sábado (25/02), na segunda-feira (27/02) e na quarta-feira de Cinzas (01/03), todos os mercados públicos e feiras novas funcionarão normalmente, das 6h às 18h. No entanto, no domingo (26/02) e na terça-feira de Carnaval (28/02), funcionarão apenas meio expediente, das 6h às 13h, com exceção do Mercado da Boa Vista, que funcionará até as 18h.

Já o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funciona do sábado (25/02) até a terça-feira (28/02). O funcionamento volta ao normal na quarta-feira de Cinzas (01/03), de 8h às 18h. O mesmo vale para Mercado das Flores e das Frutas. Já as feiras livres nos bairros funcionam normalmente no período carnavalesco, de acordo com a programação semanal.

TRÂNSITO – Os serviços de atendimento ao público realizados na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, ficarão suspensos das 13h da sexta-feira (24) até a quarta-feira (1º). Os serviços voltarão a funcionar normalmente a partir da quinta-feira (2), das 8h às 13h. Já os trabalhos de monitoramento e fiscalização de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da CTTU, continuarão sendo realizados normalmente. Para registrar denúncias, solicitar fiscalização ou realizar registros de acidentes, a população deve acionar a CTTU através do 0800.081.1078.

TURISMO E LAZER – Durante os dias de folia, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer e o Lazer na Rua ficam suspensos, dando espaço para os blocos carnavalescos que vão tomar conta da cidade. Os projetos retomam as atividades no domingo 5 de março. As Academias Recife funcionarão normalmente até a sexta-feira de Carnaval (24), retomando todas as atividades na quinta-feira, dia 2 de março.

EMPREENDEDORISMO – As Salas do Empreendedor de Casa Amarela e a localizada na sede do prédio da Prefeitura do Recife não irão funcionar durante o Carnaval, voltando às atividades na quinta-feira (02/03).

EMPREGO – Na quinta-feira (23/02), a Agência do Emprego da Avenida Rio Branco funciona até às 12h, a Agência universitária, instalada na FACIPE, funciona até às 16h e as demais unidades funcionam normalmente. Na sexta-feira (24/02), a Agência da Rio Branco e a instalada na FACIPE não abrem. As demais Agências funcionam até às 12h. Todas as agências voltam a funcionar normalmente na quinta-feira (02/03).

MULHER – O Centro de Referência Clarice Lispector, voltado para o acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência, funcionará dentro da Central do Carnaval, na Rua do Observatório, Bairro do Recife. Já o Centro da Mulher Metropolitana Julia Santiago, localizado no bairro de Brasília Teimosa, não funcionará durante o Carnaval.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionarão durante o Carnaval, exceto as casas de acolhida do IASC. Os serviços voltam ao normal na quinta-feira (02/03).

MEIO AMBIENTE – O Jardim Botânico do Recife, no Curado, abre as portas para o público durante o Carnaval, com exceção da segunda-feira, dia de manutenção. No sábado (25/02), domingo (26/02), terça (28/02) e quarta (01/03), o equipamento público de lazer contemplativo, pesquisa e conservação funcionará das 9h às 15h30.  Durante o período, por conta do feriado, o local não contará com visita guiada. Outro equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, o Cais do Imperador também vai funcionar durante o Carnaval. O espaço, no bairro de Santo Antônio, foi inaugurado em 21 de outubro de 2016 e conta com um café-bar. O horário será de meio-dia à meia-noite na sexta-feira (24/02). No sábado (25/02) estará fechado. No domingo (26/02), segunda (27/02) e terça (28) abrirá das 14h às 2h, e na quarta (01/03) das 14h às 22h.

CULTURA - Durante os festejos de Momo, os equipamentos culturais da Prefeitura do Recife estarão fechados ao público. Um dos motivos é que boa parte deles se localiza próximos aos focos de folia. Mas quem mora na zona norte e gosta de se exercitar, vai contar com o espaço do Sítio Trindade, na Estrada do Arraial, em Casa Amarela, que vai funcionar durante todo o período no horário das 5h às 19h.

SAÚDE – Na próxima segunda (27/02), terça (28/02) e quarta-feira (01/03), feriado de Carnaval, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na quinta-feira (02/03).

O atendimento do Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR também funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) estarão funcionando normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado, com demanda espontânea, e a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai receber as pessoas que já estão em acompanhamento, das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário