quinta-feira, 1 de julho de 2021

Centenário de José Cavalcanti Neves

Blog Maria Helena Do Nascimento

 Paulo Câmara participa de celebração do centenário de José Cavalcanti Neves 

Durante evento virtual, governador destacou atuação do advogado na luta pela garantia dos direitos humanos e da democracia


O governador Paulo Câmara prestigiou, nesta quinta-feira (01.07), uma homenagem ao centenário do advogado José Cavalcanti Neves, que será comemorado no próximo dia 3 de julho. Neves é ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Pernambuco e foi o único pernambucano a presidir o Conselho Federal da Ordem. Ao parabenizar o advogado, Paulo Câmara o classificou como um ícone da advocacia brasileira e destacou sua trajetória em defesa da liberdade, principalmente no período da ditadura militar.


“Todos nós que, de alguma forma, temos como ofício servir ao povo, temos o dever não só de reverenciar, mas de seguir o bom exemplo do cidadão José Neves, pois a defesa da democracia e dos direitos humanos é obrigação primordial de todos”, frisou Paulo Câmara.


Além de comandar a OAB-PE por sucessivos mandatos (de 1958 a 1971) e presidir o Conselho Federal da Ordem entre 1971 a 1973, José Cavalcanti Neves também recebeu, em 1981, a mais alta comenda outorgada pelo Conselho Federal, a Medalha Rui Barbosa.


“José Cavalcanti Neves tem uma vida ilibada. Não só de jurista, mas de humanista. Ele tem uma vida dedicada à advocacia e à política de classe, com um olhar de cidadania. É uma justa homenagem ao seu centenário de vida, que deixa para as gerações e para o Brasil um exemplo de coragem e determinação”, afirmou o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins.


Entre os participantes da homenagem, estiveram ainda o ex-presidente e membro Vitalício do Conselho Federal da OAB, Marcos Vinícius Furtado Coelho – coordenador-geral do evento – que representou o presidente nacional da Ordem, Felipe Santa Cruz; o prefeito do Recife, João Campos; o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista; e o presidente do TRF - 5º Região, desembargador Edilson Pereira Nobre Junior, além dos filhos do homenageado, Jorge Neves e Marcelo Neves, e do seu neto Carlos Neves, conselheiro do TCE-PE.


Fotos: Aluisio Moreira/SEI


==========


Carlos Neves no TCE PE:

http://mariahelenareporter.blogspot.com/2019/07/carlos-neves-no-tce-pe.html


Diário de Pernambuco - 190 anos:

http://mariahelenareporter.blogspot.com/2015/11/diario-de-pernambuco-190-anos.html


Violência Patrimonial Contra Idosos em Recife:

http://mariahelenareporter.blogspot.com/2021/04/violencia-patrimonial-contra-idosos-em.html


Congresso de Direito Eleitoral PE:

http://mariahelenareporter.blogspot.com/2018/07/congresso-de-direito-eleitoral-pe.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário