segunda-feira, 13 de junho de 2016

Classe média superlota o SUS - PE

                                                                        

Maria Helena Repórter

Em Recife, capital pernambucana, um número acentuado de pessoas da classe média que já não conseguem pagar os altos valores de planos de saúde, passaram a usar o serviço público, Sistema Único de Saúde (SUS) e consequentemente, superlotou o atendimento nos postos de saúde, sobretudo em bairros considerados de elite tal e qual Boa Viagem, Zona Sul da cidade. 

Um exemplo disso é o Serviço de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde ministrado pela Prefeitura do Recife, situado na Rua Feliciano José de Farias, primeira rua à esquerda, após o Mercure - Mar Hotel que fica na Rua Barão de Souza Leão entre os bairros de Boa Viagem e Setúbal aonde os menos favorecidos disputam atendimento com pessoas mais favorecidas que residem bem e na maioria, composta por idosos aposentados e pensionistas. 

Alguns deles ainda não se conscientizaram que não estão usando serviço particular mas sim, público e cobram dos funcionários um atendimento perfeito, com horários e conforto, o que, na realidade, o serviço prestado deixa muito a desejar, também por causa dessa super lotação de pacientes. 

O Centro de Saúde Dom Miguel Valverde precisa de mais consultórios para atender os profissionais da saúde - os médicos e dentistas, melhor refrigeração (ventiladores), mais computadores, corrimão de acesso e também de grande importância seria um vidro no balcão de atendimento, para separar atendentes e pacientes. 

No momento, a grande queixa dos usuários dessa unidade, é a falta de certos medicamentos e fraldas geriátricas.

Matéria de Maria Helena do Nascimento publicada no Diário de Pernambuco: 
http://mariahelenareporter.blogspot.com.br/2013/05/centro-de-saude-em-boa-viagem-precisa.html

Maria Helena agradece os 4 ventiladores: 
http://mariahelenareporter.blogspot.com.br/2016/07/pcr-atende-pedido-de-blogueira.html

Imagens de fotos da blogueira jovem idosa, Maria Helena do Nascimento, uma das novas usuárias do Centro de Saúde Dom Miguel Valverde em Boa Viagem, Recife  - PE:                                                           
Maria Helena Do Nascimento, blogueira de Recife e amigos,
também usam o SUS após pagarem planos de saúde
durante mais de 30 anos.