quarta-feira, 22 de junho de 2016

PCR - Feriado do São João em Recife

                                                                          

Maria Helena Repórter

De acordo com e-mail da Secretaria de Imprensa, orientação sobre o que abre e fecha nesse feriado de São João. 

ABRE E FECHA DO SÃO JOÃO

               
Quem gosta de festa junina, seja recifense ou turista, vai ter arraial por toda a cidade durante o período de São João (a programação pode ser conferida no link http://www2.recife.pe.gov.br/13/06/2016/sao-joao-recife-2016-alegria-por-toda-cidade). Mas as pessoas que prefiram outras opções de lazer também terão à disposição uma programação extensa de atividades em outras áreas. O Jardim Botânico do Recife estará aberto todos os dias do feriadão, assim como o Econúcleo da Jaqueira. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer também estará nas ruas da cidade na sexta (24) e domingo (26). Ainda no domingo, último do mês, a Prefeitura também organiza o Recife Antigo de Coração. Confira o que abre e fecha nos serviços prestados pela Prefeitura:

PREFEITURA – A Secretaria de Governo e Participação Social do Recife informa que nesta quinta-feira (23) será considerado ponto facultativo em todos os órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura do Recife, à exceção dos serviços considerados fundamentos a critério da chefia de cada órgão. Na sexta (24), será celebrado o feriado de São João.

A Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas informa que nos dias 23 e 24/6, os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão. Na segunda-feira, 27/6, o atendimento volta a funcionar normalmente das 8h às 17h na Reciprev e Saúde Recife e no edifício-sede da Prefeitura.

CONTRIBUINTE – A Secretaria de Finanças do Recife informa que a Central de Atendimento ao Contribuinte, localizada no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e a unidade de atendimento que funciona no posto do Expresso Cidadão do Cordeiro, estarão fechadas de 23 a 25 de junho. Caso o contribuinte precise de informações sobre tributos, basta acessar o site da prefeitura www.recife.pe.gov.br.  É possível consultar ou obter informações sobre IPTU, ISS e taxas referentes ao município de maneira rápida e segura, clicando no banner da Secretaria de Finanças "Atendimento ao Contribuinte" disponível ao lado direito da tela.

EDUCAÇÃO – As escolas e creches-escolas municipais estarão fechadas nos próximos dias 23 (quinta) e 24 (sexta), retomando as aulas na próxima segunda, 27 de junho.

CIDADANIA – O Compaz e as Bibliotecas de Casa Amarela e Afogados fecham desta quinta (23) até o domingo (26).

MERCADOS E FEIRAS – A Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que, em virtude do feriado de São João na próxima sexta-feira (24), os mercados públicos e as feiras novas de Água Fria e Nova Descoberta funcionarão em horário especial, das 6h às 13h. Nesse dia, o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores não funcionarão, mas feiras livres dos bairros acontecem sem alterações. Os equipamentos comerciais funcionam normalmente na quinta-feira (23) e no sábado (25), das 6h às 18h, e no domingo (26), das 6h às 13h.

TRÂNSITO – Os serviços de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas, oferecidos na sede da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, vão funcionar normalmente, das 8h às 17h, na quarta-feira (22). Na quinta-feira (23) e na sexta-feira (24), os serviços ficarão suspensos em virtude do feriado de São João, voltando a funcionar normalmente a partir da segunda-feira (27). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização, prestados pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Companhia, funcionarão normalmente no feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU através do 0800.081.1078.

TURISMO E LAZER – Neste feriado junino, não vão faltar opções de lazer para quem estiver na cidade. Vai ter Ciclofaixa de Turismo e Lazer e o projeto Lazer na Rua, nos dias 24 e 26 de junho. O Recife Antigo de Coração também vai garantir uma programação para toda família, com atividades esportivas e culturais.

Das 7h às 16h, a Ciclofaixa estará montada nas ruas da cidade cortando 31 bairros e convidando os recifenses a aproveitarem a folga usufruindo dos espaços públicos e praticando exercícios. O Lazer na Rua fica à disposição de todos, das 8h às 20h, oferecendo espaço para a prática esportiva ao ar livre. O Recife Antigo de Coração, que acontece todo último domingo do mês, será neste dia 26, com uma programação que garante atividades para pessoas de todas as idades. O projeto tem início às 8h e segue até às 20h.

As Academias Recife não funcionarão durante o feriado, retomando as atividades na segunda-feira (27).

EMPREENDEDORISMO – Durante o período de São João, entre a quinta-feira (23) e o domingo (26), as Salas do Empreendedor de Casa Amarela e a localizada na sede do prédio da Prefeitura do Recife estarão fechadas.

EMPREGO – As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Rio Branco e a Agência Universitária, localizada na Facipe, fecham durante a próxima quinta-feira (23) e sexta-feira (24), reabrindo normalmente na segunda-feira (27).

MULHER – Durante o período do feriado (23 e 24), o Centro de Referência Clarice Lispector, voltado para o acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência, e o Liga, Mulher (0800 281 0107), o disque-orientação do Clarice, funcionarão em esquema de plantão das 7h às 19h. Já o Centro da Mulher Metropolitana Julia Santiago, localizado no bairro de Brasília Teimosa, estará fechado durante o período.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionarão nos dia 23 e 24, exceto as casas de acolhida do IASC.

MEIO AMBIENTE – O Jardim Botânico do Recife, no Curado (BR-232, km 7,5), abre as portas para o público no feriado de São João. Na quinta-feira (23), sexta (24), sábado (25) e domingo (26), o equipamento público de lazer contemplativo, pesquisa e conservação funcionará das 9h às 15h30.  O público terá acesso aos sete jardins temáticos: de bromélias, cactos, plantas medicinais, das palmeiras, plantas tropicais e sensorial, em que o visitante experimenta texturas, sabores e cheiros das plantas. Há duas entradas para o pátio principal, ambas por dentro da Mata Atlântica, preservada em 10,7 hectares. A Trilha Pau-pombo fica em área calçada e com acesso a cadeirantes. A outra é a Trilha do Meliponário e se encontra em ambiente completamente natural. Os visitantes devem levar água e lanche. O atendimento ao público, neste feriado, será feito pela Brigada Ambiental do Recife, composta por guardas municipais vinculados à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, que mantém o Jardim Botânico 

O Econúcleo do Parque da Jaqueira também funcionará durante o feriadão, com brincadeiras, contação de histórias, games digitais e outras atividades na área de educação ambiental e arte-educação. Toda a programação é gratuita. O econúcleo abre das 9h às 17h, sem intervalo para almoço.

CULTURA - Nos dias 23 e 24 de junho, feriado de São João, os equipamentos culturais da Prefeitura do Recife estarão fechados, com exceção do Sítio Trindade, em Casa Amarela, sede principal dos festejos do Ciclo Junino. Entretanto, os museus da Cidade do Recife, de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Mamam, Murillo La Greca, e a Galeria Janete Costa voltam a funcionar no sábado dia (25). Os horários de funcionamento são:

- Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM
Rua da União, 88, Boa Vista, Recife
Horário: sábado e domingo, das 13h às 17h
Telefone: 3355.6872

 - Museu Murillo La Greca
Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366 - Parnamirim, Recife – PE
Horário: sábados e domingos, das 13h às 17h
Telefone: (81) 3355-3126

 - Museu da Cidade do Recife / Forte das Cinco Pontas
Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, Recife
Horário: das 9h às 17h
Telefone: 3355.3106/3107

- Galeria Janete Costa
Av. Boa Viagem, s/n, Parque Dona Lindu
Horário: sábados e domingos das 14h às 20h

SAÚDE – Na próxima quinta-feira (23) e sexta-feira (24), véspera e feriado de São João, respectivamente, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, reabrindo normalmente na segunda-feira (27).

No Sítio Trindade, principal polo das festividades no Recife, foi montado um posto médico para prestar atendimento de primeiros socorros aos forrozeiros. O serviço funcionará até domingo (26), quando contará a partir do dia 23 com uma unidade de suporte básico do Samu com dois profissionais.

           O atendimento do Hospital da Mulher do Recife (HMR) no feriadão de São João será normal para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). Já os exames e consultas voltarão a ser realizados normalmente na próxima segunda-feira (27). 


Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Bandeira Filho) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) estarão funcionando normalmente. Para vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai funcionar das 8h às 12h, durante o feriado, com demanda espontânea.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.


--
Carlos Eduardo Santos
Secretário Executivo de Relações com a Imprensa
(81) 3355-8265 | (81) 99488-6146
 
Alexandre Gabriel
Secretário de Imprensa
(81) 3355-8119 | (81) 99488-6702



Nenhum comentário:

Postar um comentário