sábado, 3 de março de 2018

A Saúde Mental precisa de ajuda

                                                                          
                                                                    

Blog Maria Helena do Nascimento

Só sabe o que é a saúde pública no Brasil quem usa o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Saúde Mental então, está bastante relegada com o fechamento de hospitais psiquiátricos em todo o país e Pernambuco não é diferente. 

Apesar dos esforços por quem de direito, as soluções não chegam. 

Pacientes com transtornos mentais padecem para conseguir agendar consulta com médicos psiquiatras e adquirir medicamentos grátis, distribuídos pelo governo. Enquanto isso, os parentes sofrem duas vezes, uma, com o sofrimento do ente querido e duas, com o incômodo de ter essa pessoa em casa em vez de estar internada em hospital adequado para o mal. 

"Em novembro próximo passado, na estação do Terminal Integrado do Recife, me deparei com uma jovem mulher me chamando de cigana e querendo que eu lesse a sua mão e, por mais que tentasse, não consegui fazê-la entender que eu não era uma cigana e que precisava voltar pra casa.  

A princípio, levei na brincadeira, tiramos fotos, filmei, as pessoas passavam e riam, parecia uma brincadeira normal até que, de repente, ela ameaçou tirar a roupa e queria ir comigo a todo custo. Alguém alertou que era uma louca e que se afastassem porquê ela estava surtada e poderia agredir alguém; foi ai que o metrô chegou e com ajuda de um casal jovem, consegui entrar no vagão e a infeliz mulher desapareceu."

A Saúde Mental em Olinda - PE:
http://mariahelenareporter.blogspot.com.br/2016/07/falta-psiquiatra-em-olinda-pe.html

A Saúde Mental em Pernambuco 

1 - Globo G1- Hospital Ukisses Pernambucano:

2 - NE 10 - Falta leitos psiquiátricos:

3 - Globo G1 - Falta leitos e remédios:
https://g1.globo.com/pernambuco/noticia/pacientes-denunciam-falta-de-vagas-e-remedios-em-hospital-psiquiatrico-do-recife.ghtml

4 - Notícia do CREMEPE sobre a Saúde Mental:



Nenhum comentário:

Postar um comentário