domingo, 4 de março de 2018

Abre e fecha da Data Magna PE

                                                               

Blog Maria Helena do Nascimento 

Abre e fecha da Data Magna de Pernambuco

A Prefeitura do Recife informa que na próxima terça-feira, dia 6 de março de 2018, feriado estadual  em alusão a  Data Magna de Pernambuco, aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), pela Lei nº 16.059, de 8 de junho de 2017, não haverá expediente nos órgãos da Administração Direta e Indireta da Prefeitura do Recife, com exceção dos serviços cujo funcionamento seja considerado indispensável. Na segunda-feira (5), haverá expediente normal.

Para os recifenses que quiserem aproveitar o feriado, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará funcionando,das 7h às 16h, bem como os mercados municipais e ainda o Jardim Botânico do Recife, como opção para passeio. Já para quem quiser conhecer um pouco mais da história nacional, protagonizada por Pernambuco, a exposição 1817 – Revolução Pernambucana, há um ano em cartaz, terá seu último dia de atividades, relembrando fatos e personagens importantes e tem entrada gratuita. 

Confira em detalhes o que abre e fecha neste feriado:

EDIFÍCIO-SEDE Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam na terça-feira (6). O funcionamento segue normal na segunda-feira (5) e retorna à rotina a partir da quarta-feira (7), das 8h às 17h.

CENTRO DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE -O Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, e as unidades de atendimento que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e no Shopping Rio Mar também estarão fechadas no feriado da Data Magna de Pernambuco, próxima terça-feira (6).  Quem tiver interesse em obter informações referentes a tributos municipais do Recife é só acessar o Portal de Finanças no endereço portalfinancas.recife.pe.gov.br.

CULTURA – No feriado recém-instituído para celebrar o primeiro movimento pela independência do Brasil, o Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José, é uma parada necessária para quem quiser conhecer um pouco mais desse importante capítulo da história nacional, protagonizado por Pernambuco. Em seu último dia de atividades, a exposição 1817 – Revolução Pernambucana relembra fatos e personagens importantes dessa história, a partir da exibição de vídeos, fotos e objetos antigos. A exposição é gratuita. Informações: 3355-9558.

Além de cidadania, lazer a céu aberto também não faltará nos equipamentos públicos da cidade. Na zona Sul, o Parque Dona Lindu funcionará normalmente, das 7h30 às 21h30, com opções de atividades para toda a família. Já na Zona Norte, o Sítio Trindade abre das 5h às 19h.

Os recifenses que já estão com saudade de frevo, podem aproveitar para passear pela história e pelos acordes do gênero que é a cara de Pernambuco. O Paço do Frevo estará funcionando normalmente com as Vivências de Frevo, das 9h até o meio-dia e das 14h às 16h30. No final de cada visita, o visitante experimenta 10 passos básicos de frevo com a supervisão de um professor. Além da experiência prática, está em cartaz a exposição temporária "Frevo da Cabeça aos Pés", com  roupas, adereços, ornamentos corporais, instrumentos musicais, fotos e máscaras. Informações: 3355-9500.

EDUCAÇÃO - Nesta segunda-feira (5), o funcionamento das escolas fica facultado à diretoria de cada unidade. As escolas que optarem pelo não-funcionamento irão promover a reposição das aulas no dia 24 de março, um sábado. Para conferir a listagem completa das escolas que vão funcionar e as que estarão fechadas, pais e estudantes podem conferir a listagem completa no http://bit.ly/2oLqHe8 . Na terça-feira (6) não haverá aula em nenhuma unidade municipal.

SAÚDE – Na terça-feira (06)) de março, feriado da Data Magna de Pernambuco, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar na quarta-feira (07). Na segunda-feira (05) as unidades funcionarão normalmente.
O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena)  funciona das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funcionará normalmente. 

MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados na terça-feira (6). No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107.

CIDADANIA - Tanto os Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), o Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e as  Bibliotecas Populares de Afogados Jornalista Ronildo Leite e a de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes  estarão fechados nesta terça (6), devido ao feriado da Data Magna.  As Bibliotecas Populares funcionam normalmente nesta segunda (5).  

TURISMO E LAZER
 - No feriado desta terça-feira (6), a Ciclofaixa de Turismo e Lazer funcionará normalmente das 7h às 16h, em todas as rotas. As Academias Recife darão uma pausa na atividade no feriado, retornando normalmente na quarta (7). Os parques da Macaxeira e Santana abrem normalmente ao público das 5h às 23h. Também acontece no feriado, o projeto Lazer na Rua, que fechaparte da via em frente ao Segundo Jardim do bairro de Boa Viagem para uso da população.

MERCADOS E FEIRAS – O horário dos mercados públicos e Feiras Novas serão alterados neste feriado, funcionando das 6h às 13h. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores fecham neste dia.

ESPORTES -
 Os programas realizados pela da Secretaria Executiva de Esportes terão funcionamentos diferenciados na próxima semana. O Programa Esporte e Lazer (PELC) vai funcionar normalmente na segunda-feira (5) enquanto os Núcleos Municipais de Esportes, que atuam no contraturno escolar, funcionarão de acordo com a programação das escolas municipais. Na terça-feira (6), todos os programas estarão de recesso e retomam à normalidade a partir da quarta-feira (7). 

HOSPITAL VETERINÁRIO 
– O Hospital Veterinário do Recife estará fechado nesta terça-feira (6). Os atendimentos e marcações de consultas só voltam a funcionar na quarta-feira (7).

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Não funcionarão, nesta terça-feira (6), os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente.

DIREITOS HUMANOS - O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados nesta terça-feira (6). Já o Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem nesta terça, das 8h às 13h. Além das cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar, haverá também piscina para crianças com deficiência na arena do projeto, localizada na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.

TRÂNSITO – O serviço de atendimento aos usuários oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) funcionará normalmente nesta segunda-feira (5) e será suspenso na terça-feira (6) em virtude do feriado, voltando a funcionar normalmente na quarta-feira (7), das 8h às 13h. Já os serviços de operação e de fiscalização de tráfego, prestado pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Autarquia, funcionarão normalmente durante o feriado. A população pode acionar a CTTU através do 0800.081.1078.

MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife (JBR), na Zona Oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, vão estar abertos ao público nesta terça-feira (06).  Arte-educadores realizarão atividades educativas e lúdicas  com temática ambiental nos dois espaços públicos, vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA).

O Jardim Botânico do Recife, localizado no Curado, funcionará das 9h às 15h30. No feriado, a programação de arte-educação começa às 9h e contará com oficinas de brinquedos recicláveis, cordel e xilogravura. O público ainda poderá conferir a embolada da Coleta Seletiva. Todos os sete jardins temáticos também estarão abertos à visitação: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Sensorial e Plantas Tropicais. O acesso é gratuito

Já no Parque da Jaqueira, o Econúcleo terá atividades das 9h às 17h, sem intervalo para almoço. A criançada vai aprender brincando sobre a importância da preservação ambiental. Estão previstas oficinas de hortas, dança, minhocário e sala de jogos digitais. O ponto alto da programação acontece às16h, com a apresentação da esquete teatral "Uma história de amor", que vai falar sobre o Rio Capibaribe. 

EMPREENDEDORISMO - As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna não funcionarão na terça-feira (6). 

EMPREGO - As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Soledade e Rio Branco fecharão na terça-feira (6)

ESCOLAS - As escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife fecharão na terça-feira (6).

PROCON - A sede e os postos avançados do Procon Recife no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna fecharão na terça-feira (6)



Nenhum comentário:

Postar um comentário