domingo, 5 de fevereiro de 2012

Doenças cardíacas podem ser prevenidas // Matéria com fotos

As doenças cardíacas podem ser prevenidas mediante o uso de uma alimentação pobre em cloreto de sódio (sal de cozinha), gorduras e exercícios físicos.

O sal e as gorduras usados em excesso são venenos lentos e mortíferos que aumentam o índice da pressão arterial (hipertensão), do colesterol e consequentemente, uma maior possibilidade de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). 

É bom lembrar que as doenças cardiovasculares matam milhares de brasileiros e estrangeiros  por ano e não precisaria fazer campanha para conscientizar a população do mal que ocasionam o sal e as gorduras; bastaria que as pessoas que não respeitam as orientações médicas visitassem os hospitais públicos de emergência e vissem a grande quantidade de pacientes esperando a vez e muitos morrem sem atendimento. Tudo isso pode ser evitado mediante os cuidados com a alimentação. 

É melhor prevenir do que remediar!      

Particularmente, em minha casa não entram, há quase trinta anos, salaçúcar e gorduras (manteiga, margarina. óleo e carnes gordurosas) que considero como venenos legalizados. Fora de casa, como de tudo se não for salgado e gorduroso em excesso. Substituo o sal pelo alho e dependendo da quantidade, a comida fica levemente salgada.

A saúde é o bem maior do ser humano e quem não se cuida, não se ama e naturalmente não  ama ninguém! 

Hipertensão arterial // Cidadão repórter:
http://cidadao.dpnet.com.br/topicos/saude/3732-sa-de-hipertens-o-arterial

XXI Congresso Pernambucano de Cardiologia // Cidadão repórter
http://cidadao.dpnet.com.br/topicos/saude/8892-xxi-congresso-pernambucano-de-cardiologia-cardiope-2011

ARROZ COM OVO
RECEITA DO BLOG DE MARIA HELENA DO NASCIMENTO
Cozinhar o arroz com alho e cebola e quando estiver quase pronto,
adicionar o ovo e tampar para facilitar o cozimento.
Não usar sal nem gordura (óleo, margarina, etc)
ARROZ COM VERDURAS
RECEITA DE MARIA HELENA DO NASCIMENTO
CIDADàREPÓRTER
Arroz com batatinha, cenoura, alho e cebola.
Não usar gordura nem sal