O pequeno comerciante de laticínios, mais conhecido como "Seu Jaime - o melhor queijo de coalho do Recife", reinou por, mais ou menos 25 anos, na confluência das Avenidas Dantas Barreto e Nossa Senhora do Carmo, bairro de Santo Antônio, Centro do Recife.
De segunda até sexta-feira, após às 18 horas e aos sábados, após às 14 horas, ele vendia queijo do tipo 'coalho' (o mais procurado) com e sem sal, queijo de 'manteiga' e queijo 'prato', além de carne de sol, salsichas e linguiças. De vez em quando, vendia também bolo de mandioca.
Em mesa improvisada, com balança e tudo o mais, o "Jaime do Queijo" atendia a freguesia que fazia fila para adquirir seus deliciosos e baratos produtos vindos de cidades do interior pernambucano.
De repente, entre novembro e dezembro de 2010, qual não foi a minha surpresa ao atender o telefonema do amigão dizendo que havia encerrado suas atividades e estava partindo para outro Estado e outra profissão. A clientela ficou surpresa e pesarosa com a notícia brusca.
Ainda hoje sinto tristeza e saudade ao saber que dificilmente verei essa pessoa tão especial, humana e caridosa que é, "Seu Jaime do Queijo". Tudo o que me resta é orar pelo amigo inesquecível.
Texto e foto de Jaime do Queijo da Avenida Dantas Barreto:
Maria Helena do Nascimento//Cidadã repórter
Jaime do Queijo no Cidadão repórter e Diário de Pernambuco:
http://cidadao.dpnet.com.br/cidadao/viewtopic.php?f=29&t=2524
Dona Maria Helena, gosto muito desse queijo de coalho assado e onde moro não tem igual. Gostei da homenagem. Abraços.
ResponderExcluirMaria Helena,
ResponderExcluiro melhor queijo do Recife, vendido por 'seu Jaime' era bom, barato e sadio.
Também sinto falta do que ele vendia.
Feliz Natal!